Amor de mãe
7/22/2007 04:32:00 da manhã | Author: Isa


Ontem levei a minha mãe à praia. Assim de repente, poderia citar 256 coisas que prefiro a me levantar às 9h da manhã de um sábado, mas como não suportava ouvi-la dizer quenunca vamos a lado nenhum juntas”, cedi.


Depois de me artilhar o porta-bagagens com toda a espécie de utensílios e acessórios que não chegaríamos a usar, partimos em direcção à praia.


Pelo caminho, falámos de tudo menos das coisas que realmente interessam; a vida alheia é tão mais fácil de dissecar que a nossa...


Toalha estendida, protector devidamente aplicado e eis que começa.


Primeiro lança-me aquele olhar melancólico à Princesa Diana.

“O que foi?”.

Nada…”.


Aconchego-me e preparo-me para tentar voltar a adormecer.

A minha mãe suspira.

Eu abro um olho, expectante.


“Ó filhamas tu até és jeitosa e namoraste com tantos rapazes!”

Respiro fundo.


Outra vez esta conversa, mãe? Pensei que tivesses superado isso…”

Não fales assim com a tua mãe! E quando é que tomas juízo nessa cabeça?”


Apoiada num cotovelo, permaneço impávida, mas não serena.

Que futuro é que pensas que vais ter, filha? E não é nada contra a L., é uma rapariga com cabeça, não tenho nada a dizer. Mas a vida não é cor-de-rosa!”, gesticula.


Eu olho o cigarro que lhe dança entre os dedos.

seis meses que não toco num. Sabia-me bem agora, just to take the edge off...


“Acho que me cabe a mim escolher os tons com que pinto a minha vida…”, respondo com uma voz mais calma do que realmente estou.


Ela abana a cabeça e mergulha em Dostoiévski.

Também não é preciso me odiares…”, tento meter água na fervura, mas ela interrompe-me.

Deixa de ser palerma, Maria Isabel. Saíste de dentro de mim, tu e o teu irmão são o que tenho de mais valioso!”, dispara peremptória.


E eu sorrio.

This entry was posted on 7/22/2007 04:32:00 da manhã and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 23 de julho de 2007 às 19:28 , Anónimo disse...

E eu sorrio também... :)